RSS

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A LUTA PELA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE DEVE SER DE TODOS


Como diz o poeta, o nível cultural de um país se comprova com pelo salário dos docentes. E muitos países têm um nível cultural excessivamente baixo, com seus docentes mal remunerados. O contexto atual da educação pública cearense é preocupante, pois caminha para desregulação da carreira do professor. Isso é que o Governo Cid pretende fazer. Manter professores que não estudem, desmotivados a ponto de apenas ser um mero transmissor de informações. Isso não podemos aceitar. A cidadania de muitos jovens passa pelas mãos, ou melhor, pelas aulas do professor. A greve que hoje ocorre é a luta de quem tem plena consciência do que a educação significa, a oportunidade de ascensão social. Cabe também constatar que aparecem análises de pessoas que trabalham na educação e que apontam para a contramão da luta que ora se trava. Nesse sentido, padecemos na concretização de um processo, no avanço da idéias e nas práticas políticas para realmente vermos uma educação pautada na liberdade, na cidadania e na democracia.
A prática política de Cid Gomes enquadra-se na linha do pensamento único, ou seja, do pensamento neoliberal, a permissão que o jogo de mercado também prevaleça na política salarial dos professores. Isso representa enormes perdas sociais para educadores, jovens e sociedade em geral, pois num país que proclama a necessidade da qualidade da educação para caminhar rumo ao desenvolvimento econômico, social e cultural, o que vislumbramos são professores desmotivados, deficiência na formação da cidadania de jovens, desemprego em massa, o crescimento do tráfico de drogas, o que torna nossa sociedade volátil e insegura.
O que explica o estado de greve dos professores é caráter essencialmente cumulativo da intransigência de governo sem oposição e de uma democracia capengando nas mãos de representantes corruptos. A força do pensamento único hoje é questionada pelos professores e a sociedade precisa se envolver e mobilizar sua força, pois as conseqüências serão sentidas por essa e por outras gerações. O que governo faz aumentar o analfabetismo e analfabetismo político, o risco de marginalidade e quando a situação estiver alarmante a política de segurança, ou seja, prender os cidadãos será mais importante do que a de promovê-lo. A educação é o caminho para a cidadania, portanto precisamos cada vez mais estar engajado nessa luta.
Professor de Geografia George Amaral Pereira E.E.E.P. Amélia Figueiredo de Lavor, Iguatu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário